• Pessoa com Deficiência

Campanhas

Dia Nacional dos Surdos

 

 

Violência Doméstica 

 

MPSP - Vaga Reservada

 

CNMP - Tomada de Decisão Apoiada

 

CNMP - Atendimento Educacional Especializado

 

CNMP - Acessibilidade 

 

CNMP - Fiscalização de Instituições

#PraCegoVer: A imagem mostra uma pessoa lendo através do Braille. No texto: ''É papel do Ministério Público fiscalizar instituições que atendam pessoas com deficiência''.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma pessoa lendo através do Braille. No texto: ''É papel do Ministério Público fiscalizar instituições que atendam pessoas com deficiência''.

 

CNMP - A Educação é um Direito da Pessoa com Deficiência

#PraCegoVer: A imagem mostra uma criança com Síndrome de Down com as mãos pintadas de tinta colorida. No Texto: ''A educação é um direito da pessoa com deficiência, assegurando sistema educacional inclusivo em todos os níveis, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento de: seus talentos; suas habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais.'' 
#PraCegoVer: A imagem mostra uma criança com Síndrome de Down com as mãos pintadas de tinta colorida. No Texto: ''A educação é um direito da pessoa com deficiência, assegurando sistema educacional inclusivo em todos os níveis, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento de: seus talentos; suas habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais.'' 

 

CNMP - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

#PraCegoVer: A imagem mostra uma cadeirante trabalhando em escritório. No título da imagem a palavra deficiência com um ''x'' em cima da letra ''D''. No texto: ''Promova a inclusão, exclua o preconceito'' ''3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência''.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma cadeirante trabalhando em escritório. No título da imagem a palavra deficiência com um ''x'' em cima da letra ''D''. No texto: ''Promova a inclusão, exclua o preconceito'' ''3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência''.

 

CNMP - Dia Internacional da Síndrome de Down

 

#PraCegoVer: A imagem mostra duas crianças se abraçando, sendo uma delas com Síndrome de Down. No texto: ''As diferenças são importantes para o crescimento da sociedade.'' ''21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down''.
#PraCegoVer: A imagem mostra duas crianças se abraçando, sendo uma delas com Síndrome de Down. No texto: ''As diferenças são importantes para o crescimento da sociedade.'' ''21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down''.

 

 

CNMP - 2 de abril - Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

 

Na imagem aparece um casal de crianças, azuis, em desenho, utilizando óculos, os quais possuem lentes representadas por quebra-cabeças coloridos. Acima da imagem o seguinte texto: ''Enxergar o mundo de uma forma diferente é o que nos torna extraordinários.'' Abaixo da imagem: ''2 de abril: Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo''
#PraCegoVer:  A imagem mostra um casal de crianças, azuis, em desenho, utilizando óculos, os quais possuem lentes representadas por quebra-cabeças coloridos. Acima da imagem o seguinte texto: ''Enxergar o mundo de uma forma diferente é o que nos torna extraordinários.'' Abaixo da imagem: ''2 de abril: Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo''

 

 

CNMP - O preconceito é uma barreira

 

Na imagem aparece um homem, em uma academia utilizando prótese em uma das pernas, com roupa para prática de esportes, agachado, preparando-se para levantar peso. No canto superior direito o texto: ''03 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência''. Abaixo da imagem: O preconceito é uma barreira, ELIMINE-O.''
#PraCegoVer: A imagem mostra um homem, em uma academia utilizando prótese em uma das pernas, com roupa para prática de esportes, agachado, preparando-se para levantar peso. No canto superior direito o texto: ''03 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência''. Abaixo da imagem: O preconceito é uma barreira, ELIMINE-O.'' 

 

 

CNMP - Dia Nacional de Luta da PCD

 

Na imagem aparece uma moldura formada por diversos quadrados, nos quais estão representadas diversas pessoas com deficiência, em desenho. Ao centro o texto: '' Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência'', com a palavra ''Luta'' representada também em libras.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma moldura formada por diversos quadrados, nos quais estão representadas diversas pessoas com deficiência, em desenho. Ao centro o texto: '' Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência'', com a palavra ''Luta'' representada também em libras.

 

CNMP - PCD Auditiva - orientações de atendimento

 

Na imagem aparece um casal, em desenho, conversando em libras. No texto: '' Como Agir Diante de uma Pessoa com Deficiência Auditiva. Procure falar de maneira clara, palavra por palavra, se ela fizer leitura labial; Se não entender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a pessoa surda souber escrever, peça-lhe que escreva. Se não, procure por um interprete de Libras. *Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''
#PraCegoVer: A imagem mostra um casal, em desenho, conversando em libras. No texto: '' Como Agir Diante de uma Pessoa com Deficiência Auditiva. Procure falar de maneira clara, palavra por palavra, se ela fizer leitura labial; Se não entender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a pessoa surda souber escrever, peça-lhe que escreva. Se não, procure por um interprete de Libras. *Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''

 

CNMP - PCD física - orientações de atendimento

 

Na imagem aparece um homem na cadeira de rodas, sendo conduzido por uma mulher. No texto: ''Como Agir Diante de uma Pessoa com Deficiência Física. Ao acompanhar alguém que utiliza muletas, sugira ir por lugares sem obstáculos ou buracos para evitar quedas. E sempre deixa as muletas ao alcance das mãos de quem as utiliza.; Ao auxiliar uma pessoa em cadeira de rodas, evite locais trepidantes e inclinados. Procure por rampas e elevadores e evite tomá-las nos braços para o transbordo. *Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''
#PraCegoVer: A imagem mostra um casal, em desenho, conversando em libras. No texto: '' Como Agir Diante de uma Pessoa com Deficiência Auditiva. Procure falar de maneira clara, palavra por palavra, se ela fizer leitura labial; Se não entender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a pessoa surda souber escrever, peça-lhe que escreva. Se não, procure por um interprete de Libras. *Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''

 

 

CNMP - PCD intelectual - orientações de atendimento

 

Na imagem aparece um homem em pé com uma mulher segurando seu braço. No texto: ''Como agir diante de uma pessoa com deficiência intelectual. Seja natural. Trate-a de maneira respeitosa e direta. Não subestime a sua inteligência.; Evite superproteção. Ela deve fazer tudo sozinha. Ajude-a somente quando realmente for necessário. Respeite as suas dificuldades. Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''
#PraCegoVer: A imagem mostra um homem em pé com uma mulher segurando seu braço. No texto: ''Como agir diante de uma pessoa com deficiência intelectual. Seja natural. Trate-a de maneira respeitosa e direta. Não subestime a sua inteligência.; Evite superproteção. Ela deve fazer tudo sozinha. Ajude-a somente quando realmente for necessário. Respeite as suas dificuldades. Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''

 

CNMP - PCD visual - orientações de atendimento

 

A imagem mostra uma mulher com óculos escuros, utilizando uma bengala, caminhando ao lado de uma mulher negra. No texto: ''Como agir diante de uma pessoa com deficiência visual. Para guiar uma pessoa cega, deixe que ela se apoie em você, de preferência no cotovelo ou ombro.; Em lugares muito estreitos, ponha seu braço para trás, de modo que a pessoa com deficiência visual possa lhe seguir. *Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma mulher com óculos escuros, utilizando uma bengala, caminhando ao lado de uma mulher negra. No texto: ''Como agir diante de uma pessoa com deficiência visual. Para guiar uma pessoa cega, deixe que ela se apoie em você, de preferência no cotovelo ou ombro.; Em lugares muito estreitos, ponha seu braço para trás, de modo que a pessoa com deficiência visual possa lhe seguir. *Dados: Guia de Atuação do Ministério Público - Pessoa com Deficiência''.

 

 

 

MPSE - CAOP DIREITOS HUMANOS - CONSCIENTIZAÇÃO POR IGUALDADE DE DIREITOS

 

Conscientização por igualdade de direitos. A Constituição Brasileira tem como seus fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana, priorizando a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária. Para atingir esse objetivo, inúmeras leis vem sendo criadas no intuito de garantir à pessoa com deficiência uma participação ativa na sociedade. Dentre elas, encontram-se a Lei 13.146/2017, também conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e o Decreto 5.296/2004, que versa especificamente sobre os critérios gerais de acessibilidade. Destacam-se na legislação vigente os seguintes direitos da pessoa com deficiência, sem prejuízo de outros: Atendimento prioritário; Educação inclusiva; Não discriminação; Habilitação profissional e reabilitação profissional; Acessibilidade em todos os ambientes e serviços; Transporte público com veículos acessíveis; Atenção integral à saúde; Direito de votar e ser votada, em condições acessíveis; Oferta de órteses, próteses, medicamentos e meios auxiliares de locomoção;
Conscientização por igualdade de direitos. A Constituição Brasileira tem como seus fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana, priorizando a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária. Para atingir esse objetivo, inúmeras leis vem sendo criadas no intuito de garantir à pessoa com deficiência uma participação ativa na sociedade. Dentre elas, encontram-se a Lei 13.146/2017, também conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e o Decreto 5.296/2004, que versa especificamente sobre os critérios gerais de acessibilidade. Destacam-se na legislação vigente os seguintes direitos da pessoa com deficiência, sem prejuízo de outros: Atendimento prioritário; Educação inclusiva; Não discriminação; Habilitação profissional e reabilitação profissional; Acessibilidade em todos os ambientes e serviços; Transporte público com veículos acessíveis; Atenção integral à saúde; Direito de votar e ser votada, em condições acessíveis; Oferta de órteses, próteses, medicamentos e meios auxiliares de locomoção;
Garantia de acompanhante quando necessária internação de saúde; Disponibilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva adequados nos processos seletivos, além de reserva de vagas em concursos públicos; Reserva de 3% das unidades em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos; Garantia de condições de acesso e permanência no campo do trabalho; Acessibilidade na comunicação e na informação, com a disponibilidade de recursos e tecnologia assistiva adequados; Benefício de prestação continuada, caso não possua meio para prover sua subsistência; Assentos reservados e espaços libres em teatros, cinemas, entre outros locais de entretenimento; Acessibilidade nas edificações públicas e privadas de uso coletivo, em todas as suas dependências e serviços; Reserva e sinalização de vagas em estacionamentos públicos, de uso público ou privado de uso coletivo, e em vias públicas, caso tenha mobilidade comprometida.
Continuação. Garantia de acompanhante quando necessária internação de saúde; Disponibilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva adequados nos processos seletivos, além de reserva de vagas em concursos públicos; Reserva de 3% das unidades em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos; Garantia de condições de acesso e permanência no campo do trabalho; Acessibilidade na comunicação e na informação, com a disponibilidade de recursos e tecnologia assistiva adequados; Benefício de prestação continuada, caso não possua meio para prover sua subsistência; Assentos reservados e espaços libres em teatros, cinemas, entre outros locais de entretenimento; Acessibilidade nas edificações públicas e privadas de uso coletivo, em todas as suas dependências e serviços; Reserva e sinalização de vagas em estacionamentos públicos, de uso público ou privado de uso coletivo, e em vias públicas, caso tenha mobilidade comprometida.

 

 

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2018

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. 21 a 28 de agosto. Tema: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.
#PraCegoVer: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. 21 a 28 de agosto. Tema: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.

 

 

CONAMP - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público

 

 

A imagem mostra, ao centro um ícone com as iniciais do Ministério Público, ao redor, idosos, cadeirate, crianças, indígena e negros, em desenho. Logo acima o seguinte texto: ''#MinistérioPúblicoestáaqui. Vamos fazer um MP ainda mais forte e atuante''. Abaixo logo da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Mínistério Público).
#PraCegoVer: A imagem mostra, ao centro um ícone com as iniciais do Ministério Público, ao redor, idosos, cadeirate, crianças, indígena e negros, em desenho. Logo acima o seguinte texto: ''#MinistérioPúblicoestáaqui. Vamos fazer um MP ainda mais forte e atuante''. Abaixo logo da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Mínistério Público).

 

 

 

 
 
 
A imagem mostra ao fundo um cadeirante em uma cadeira de rodas, vista pela parte traseira. No texto: ''#MinistérioPúblicoestáaqui. Defender os direitos da pessoa com deficiência. Abaixo logo da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Mínistério Público).
 #PraCegoVer: A imagem mostra ao fundo um cadeirante em uma cadeira de rodas, vista pela parte traseira. No texto: ''#MinistérioPúblicoestáaqui. Defender os direitos da pessoa com deficiência. Abaixo logo da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Mínistério Público).
 
 
 

MP de Sergipe na Luta Nacional das Pessoas com Deficiência

 

A imagem mostra um homem que está no pavimento superior, imediatamente após concluir a subida de uma escada. No pavimento inferior, observando a escada, uma idosa cadeirante sendo conduzida por outro idoso. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras.
#PraCegoVer: A imagem mostra um homem que está no pavimento superior, imediatamente após concluir a subida de uma escada. No pavimento inferior, observando a escada, uma idosa cadeirante sendo conduzida por outro idoso. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras''.

 

 

A imagem mostra uma mulher lendo, através do braille, uma placa de orientação acerca da planta do Ministério Público de Sergipe. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras''.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma mulher lendo, através do braille, uma placa de orientação acerca da planta do Ministério Público de Sergipe. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras''.

 

 

A imagem mostra uma mulher caminhando ao lado de um cachorro equipado com coleira específica para condução de pessoas com deficiência visual. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras''.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma mulher caminhando ao lado de um cachorro equipado com coleira específica para condução de pessoas com deficiência visual. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras''. 

 

 

A imagem mostra teclas nas quais estão estampados os símbolos de uma pessoa na cadeira de rodas, uma orelha com destaque, e uma pessoa utilizando bengala. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras'';
#PraCegoVer: A imagem mostra teclas nas quais estão estampados os símbolos de uma pessoa na cadeira de rodas, uma orelha com destaque, e uma pessoa utilizando bengala. No texto: ''Construa Acessos Derrube Barreiras''.

 

 

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba

 

A imagem mostra um homem, em desenho, fazendo sinal de ''positivo'' com a mão. No texto: ''Terminologia Adequada. Pessoa com deficiência (não use ''especial'' ou ''portador''); Pessoa sem deficiência (não use a expressão ''normal''). Categorias: Auditiva - surdez e baixa audição - ; Visual - cegueira e baixa visão - ; Física; Intelectual; Transtorno do espectro autista; Múltipla deficiência. Direitos da Pessoa com Deficiência - CURITIBA - facebook.com/sedpcd
#PraCegoVer: A imagem é composta pela figura de um rapaz fazendo sinal de positivo com as mãos, ao lado está escrito: Terminologia Adequada. Abaixo tem um quadro verde, onde se lê: pessoa com deficiência, em letras grandes. Abaixo, menor, está escrito entre parênteses: não use "especial" ou "portador". Depois está, em letras grandes: pessoa sem deficiência. Abaixo, menor, entre parênteses: não use a expressão "normal". Na metade inferior deste quadro verde tem a palavra 'categoria' escrito na vertical com uma linha que acompanha a palavra, ao lado está escrito em letras maiores: auditiva - surdez e baixa audição, visual - cegueira e baixa visão, física, intelectual, transtorno do espectro autista, múltipla deficiência. Abaixo do quadro está escrito: Direitos da Pessoa com Deficiência - Curitiba - facebook.com/sedpcd

Terminologia adequada.

Não use termos que reproduzam preconceitos e estereótipos.

 
 
 
 

Autismo

 

 

A imagem mostra uma pessoa, em desenho, branca, em um fundo azul. Sob a pessoa, como sua sombra, o símbolo das pessoas com deficiência. No texto: ''A Lei Federal 12.764/2012 garante às pessoas com autismo os mesmos direitos de outras deficiências. NEM TODA DEFICIÊNCIA É VISÍVEL. Pessoas com autismo têm direito a usar vagas especiais, filas e lugares preferenciais.
#PraCegoVer: A imagem mostra uma pessoa, em desenho, branca, em um fundo azul. Sob a pessoa, como sua sombra, o símbolo das pessoas com deficiência. No texto: ''A Lei Federal 12.764/2012 garante às pessoas com autismo os mesmos direitos de outras deficiências. NEM TODA DEFICIÊNCIA É VISÍVEL. Pessoas com autismo têm direito a usar vagas especiais, filas e lugares preferenciais.
 
 

Associação Brasileira de Psquiatria/CFM - Prevenção ao Suicídio

 

prevenção
#PraCegoVer: A imagem mostra um homem engravatado, em desenho, sem a representação dos olhos, boca e nariz. No texto ''O suicídio é 3,5x mais comum e homens. Esse é um padrão que se repete no mundo todo. Em alguns países, essa proporção chega a 7x.''.

 

 

prevenção
#PraCegoVer: A imagem mostra duas circunferências, uma vermelha e outra cinza, em um fundo preto, que se interseccionam. À esquerda, na circunferência vermelha, a imagem de um coração em que em um dos lados, na extremidade, é representado metade de um rosto feliz, e, no outro lado, também na extremidade, metade de um rosto triste, ambos em desenho. À direita, na circunferência cinza, é representada uma pessoa em pé, com a coluna arcada. No texto, acima da imagem: ''Depressão maior e bipolaridade''. Abaixo da imagem: ''São os dois transtornos mentais mais associados ao risco de suicídio. Estima-se que entre 30 a 70% das vítimas de suicídio tenha uma dessas condições.

 

 

 

 

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